Oportunidades não faltam para quem quer investir em uma startup de saúde. Como o setor ainda é tido como tradicional, principalmente no trato entre médico/paciente, existem inúmeras dores a serem solucionadas para que tratamentos – e até mesmo relacionamentos – possam ser aprimorados de forma a tornar os procedimentos e convívio mais dinâmicos e funcionais.

Neste momento de transição em que a transformação digital provoca a todos os segmentos a buscar redução de custos, aumento de produtividade e eficiência, as startups Biomimetic Solutions, Psicologia Viva e 3D Virtual Care, integrantes da 3ª Fase do Programa de Aceleração FIEMG Lab Novos Negócios trazem soluções inovadoras para o mercado de saúde. Confira!

Produção de tecidos e órgãos fora do corpo humano

A spin-off acadêmica Biomimetic Solutions, acelerada pelo FIEMG Lab, traz para o mercado de Engenharia de Tecidos uma tecnologia que combina Engenharia de Materiais e Biologia Celular para produção de tecidos e órgãos humanos em laboratório. O que parece ficção científica tem grande potencial de mercado pelo impacto social, redução de custos e qualidade do processo oferecido às indústrias de cosméticos e farmacêutica.

Para tanto, a startup produz matrizes tridimensionais, conhecidas como scaffolds sintéticos, feitas a partir de um polímero biodegradável que possui propriedades regenerativas e bactericidas que substituem as bases de colágeno já existentes no mercado. Como resultado obtém-se tecidos e órgãos que podem ser usados em implantes, testes clínicos e terapias.

A tecnologia criada pela empresa diminui custos pelo fato de o polímero ser 80% mais barato que o colágeno, que além do alto valor agregado tem também maior variação de lote pelo fato de ser originado de animal.

A startup, que chegou ao FIEMG Lab com o produto em desenvolvimento, já avançou no desenvolvimento e nos contatos comerciais. Após ganhar o primeiro lugar no Startup Games em 2017, foi considerada recordista mundial em arrecadação de fundos virtuais nas rodadas de negociação do evento.

Orientação Psicológica Online

O número de pessoas com transtornos mentais é crescente em todo o mundo. Os últimos dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2015 apontaram que 322 milhões de pessoas haviam sido diagnosticadas com depressão, número esse que mostrou um crescimento de 18,5% em relação aos dez anos anteriores. Aliado a esse problema, existe ainda o do excesso de tarefas e de informações que sobrecarregam o dia e que, muitas vezes, impossibilitam a busca por orientação psicológica.

Por identificar que existia uma grande demanda de pessoas em busca de tratamentos psicológicos e por enxergar a possibilidade de oferecer serviços que atendessem a elas de forma não presencial é que surgiu a Psicologia Viva.

A startup, que é acelerada pelo FIEMG Lab, desenvolveu uma plataforma online que conecta psicólogos de todo o Brasil a pacientes em localidades diversas. O sistema funciona da seguinte maneira: primeiro, o paciente informa o problema enfrentado, escolhe um tema relacionado à questão e o dia em que deseja o atendimento. A partir destas informações, uma lista de profissionais é disponibilizad, com dados que contemplam formação, título, valor da sessão, avaliação e duração da consulta.

Selecionado o profissional de interesse, o paciente faz o agendamento, paga a consulta e recebe o atendimento online no dia e horário marcados por meio de uma videoconferência. Todos os softwares envolvidos na conversa possuem criptografia e conexões seguras.

O sucesso da empresa já pode ser visto pelos atendimentos feitos em 2017. Nesse ano, a Psicologia Viva intermediou mais de 4300 atendimentos, sendo que 28% foram específicos do mercado B2B – seguindo orientações de mentores do FIEMG Lab para ampliar a escalabilidade do negócio. Atualmente, a empresa está em processo de internacionalização e mantém importantes conexões no Chile e na Argentina.

Reabilitação Física e Cognitiva mais interativa

O conceito de jogos virtuais passou a ser, além do simples entretenimento, usado também em tratamentos médicos para favorecer a reabilitação física e neurológica de pacientes com comprometimentos motores e neurais. Conhecido como gameterapia, a tecnologia é usada pela startup 3D Virtual Care para oferecer suporte ao tratamento médico e potencializar o ganho de autonomia em pacientes.

A plataforma desenvolvida pela empresa funciona de maneira customizada e pode ser usada em clínicas ou na casa do paciente – com acompanhamento remoto do profissional de saúde. Após identificar a dificuldade motora específica de cada usuário, um sensor lê e calibra os movimentos para adaptar o corpo aos jogos e fazer com que a plasticidade cerebral seja capaz de criar novas conexões e, com isso, reabilitar o cérebro.

A solução desenvolvida pela empresa está sendo usada em 5 estados e já atendeu a mais de 6.500 pacientes. A expectativa dos gestores da startup é a de levar a tecnologia para todo o Brasil.

Agora que você conhece as startups de saúde aceleradas pelo FIEMG Lab, traga seu projeto para a 2ª Jornada do Programa de AceleraçãoFIEMG Lab Novos Negócios. O edital será lançado em fevereiro, mas a pré-inscrição já pode ser feita. Fique ligado na nossa fanpage para outras informações!

Facebook Comments