A startup MycoWorks, de San Francisco, resolveu usar cogumelos em um processo de biofabricação para fazer crescer um material similar ao couro animal a partir de fungos. Para desenvolver o tecido ecológico, a empresa usa micélios que formam a estrutura base da espécie Ganoderma lucidum.

Para produzir uma peça do tamanho do couro de um bovino, são necessárias três semanas. Já para conseguir extrair o material do animal é preciso, em média, 3 anos para abate-lo.

Com a tecnologia, há um aumento de produtividade, o que consequentemente deixa o produto mais barato. Além disso, no processo de fabricação não consta nenhuma matéria-prima com material não renovável, o que reforça o conceito de sustentabilidade.

Dentre as vantagens apresentadas, há ainda a de ser possível moldar a fibra natural afim de fazer com que ela passe a ter a forma e a textura desejadas. Com isso, é possível desenvolver cintos, bolsas e jaquetas, dentre outros produtos, que sejam feitos de fibras naturais, flexíveis, duráveis e resistentes à água.

Facebook Comments